"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão". (Cesare Pavese)

Memórias 12 - Meu amigo

Texto em homenagem ao meu amigo venezuelano - Cherry. Uma amizade para toda a vida...


Meu amigo




Há pessoas que entram em nossas vidas para somar... Acrescentam amor, paz, alegria... enfim nos enchem de satisfação.

Às vezes temos afinidades, mas às vezes elas nos completam.

Li em algum lugar, não me lembro ao certo, que essas pessoas são especiais e gostam de animais, flores e crianças...

São presentes dos céus, vindos diretamente do trono de Deus para fazer a diferença neste mundo.

Também são raros, e quem encontra um, encontra um tesouro. De quem falo? Dos amigos, é claro!

Quando resolvi aprender espanhol conheci várias pessoas. Sou grato pela vida de cada uma delas, pois muito contribuíram com o aprendizado deste idioma que tanto amo. Contudo, a grande maioria se foi... Mas permanecem em minha memória para sempre.

Deus conhece os desejos do nosso coração e Ele sabia que eu queria encontrar um companheiro de conversação. Foi, então, que Ele colocou em meu caminho um certo venezuelano, caraquenho, muito simpático e apaixonado pela língua portuguesa, tanto quanto sou pela língua espanhola.

Estou falando de meu amigo (mi pana) – uma palavra que aprendi com ele – Cherry Denis Daniel Sánchez Nieves. Sim, assim se chama... Nome de príncipe... (rsrsrsrs)

Conhecemo-nos num site de idiomas chamado busuu e após nossa primeira conversa pelo skype nos tornamos amigos no Facebook em junho de 2013.

Lembro-me de uma de nossas primeiras conversas e logo de cara o problema com a palavra “cuca” que em português é o nome de um doce alemão, mas em espanhol... é um palavrão. “Estás loco! Qué malo! Esto acá es um palabrón”, disse Cherry. Gargalhadas geral...

Ainda que os temas de nossas conversas sejam sérios, não escapamos de boas risadas... Enquanto aprendemos nos divertimos muito.

Foi o início de uma nova amizade. Todas às segundas-feiras fazemos um intercâmbio de línguas. Temos algumas coisas em comum: o gosto pela leitura (inclusive trocamos livros), o amor aos cães, o carinho pela família e o bom humor.

Aos poucos este venezuelano, com um coração sem igual, foi conquistando a minha família e a mim. Débora, Amanda e Milena também aprenderam a amar esse amigo de tão longe. É um cara muito legal, pai de família, bom esposo e um ótimo amigo. Todavia é um professor muito exigente e um aluno esforçado com o aprendizado do português.

Hoje é muito mais que um amigo; é um irmão. Apesar dos 4.543 km que nos separam, nossos laços de amizade se tornam mais fortes a cada dia.

Obrigado, meu Deus, pela vida de Cherry. Ele tem sido uma bênção em minha vida. Espero um dia conhecê-lo pessoalmente e com um abraço selarmos para sempre nossa amizade.


Professor Denilson Duarte - 24/11/2014

E não é que nos conhecemos, mesmo! Como a vida dá muitas voltas, acabamos nos conhecendo em Montevidéu - a capital do Uruguai. Foi por pouco tempo, mas foi incrível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soneto

O que é um soneto? Como todo poema, a estrutura principal de um soneto é composta por estrofes e versos. As duas primeiras estrofes são comp...