"É bom escrever porque reúne as duas alegrias: falar sozinho e falar a uma multidão". (Cesare Pavese)

Fábula 07 - Fabulando

O texto surge como uma crítica ao sistema após o aumento da demanda de trabalho. A pandemia e o pós pandemia trouxe novos desafios para os professores.


Fabulando...




Na Escola Corujices, Dona Coruja estava à frente de um grupo de corujinhas estudantes.

Ela precisava planejar e elaborar o roteiro de estudos para quinze dias.

Ah, tinha data marcada para tudo: para entregar isso... para entregar aquilo...

Também precisava deixar em dia o sistema eletrônico: com faltas, planejamento e notas.Precisava recuperar os alunos defasados por conta de uma pandemia ocasionada pelo coruja-vírus. E eram muitas corujinhas que necessitavam de reforço!!! 

Um dia apareceu uma corujinha especial. Agora ela precisava adaptar o roteiro de estudos para sua nova aluna. Dona Coruja, ainda que muito sábia, não tinha uma auxiliar para dividir a tarefa.

Surgiu, então, um curso chamado Corujema.

- Ah, professora, você precisa atualizar-se. Quando? Use suas aulas atividades para isso!!!

Logo surgiu a avaliação diagnóstica externa do Corujed.

- Ah, Dona Coruja, você vai aplicar, corrigir e tabular os resultados. Sabemos que a Internet da floresta não é muito boa, mas você dá conta... Relaxa!!! - disse o diretor Corujão. Você vai dar conta e no final tudo vai dar certo. Lembre-se que no fim de cada trimestre você terá muitos afazeres: ainda teremos mais uma avalição externa do Corujed para você aplicar corrigir e tabular os resultados. E finalmente teremos a avaliação final em dezembro.

Dona Coruja foi absorvendo tudo. Até tentou questionar tanto trabalho, mas as demais docentes não se manifestaram. Afinal, somos uma equipe excelente e tudo vai dar certo!!!

A professora Coruja sabia que tudo isso não era culpa do Diretor Corujão ou da Supervisora Corujina. Por detrás havia as Águias, especialistas em educação, que atuam nos bastidores, mas nem sempre conhecem a realidade escolar.

Dona Coruja teve que engolir os sapos, mesmo sabendo que seu estômago não era brejo.

Adquiriu uma úlcera saporréia. Está afastada por problemas de saúde..., mas quando ela voltar tudo vai dar certo.


Moral: No presépio da vida seja o pastor e não a vaquinha.


Professor Denilson Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soneto

O que é um soneto? Como todo poema, a estrutura principal de um soneto é composta por estrofes e versos. As duas primeiras estrofes são comp...